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O que o seu sono diz sobre a sua produtividade?

08 de Setembro de 2021

Você conhece a relação entre sono e produtividade? Dormir bem tem um efeito muito poderoso sobre o nosso organismo, o que se reflete também na disposição que temos para desempenhar as atividades do dia a dia. 

Sono e produtividade têm tudo a ver, por isso devemos nos acostumar a uma rotina saudável de descanso. O primeiro passo é abandonar aquela ideia batida de que pessoas produtivas são aquelas que trabalham exaustivamente em busca de resultados. Produtivo é quem faz o seu tempo render mais. Para isso, é fundamental dormir bem. 

Pessoas que dormem bem tendem a ser mais produtivas por uma questão biológica. O repouso diário é necessário para que o corpo recarregue as suas baterias para o dia seguinte.  

Quando o sono é insuficiente ou de baixa qualidade, é normal que passemos o dia seguinte em um estado de maior moleza e fadiga. Isso acontece por que o descanso não foi o bastante e o corpo ainda precisa se recuperar. 

Evite o contato com o celular e com outras telas 

Telas como celular, tablet, televisão e computador emitem uma luz forte que deixa o nosso cérebro em um estado de excitação. Por conta disso, ficar em contato com alguma tela pouco antes de se deitar torna mais difícil a tarefa de pegar no sono e pode também prejudicar a sua qualidade. 

Uma boa dica é deixar o celular fora do seu alcance para evitar aquela tentação de checar notificações a todo momento. Que tal trocar o dispositivo por um livro pelo menos uma hora antes de se deitar? 

Siga uma rotina de sono 

Entender o quanto o seu corpo precisa de descanso por dia é um passo importante, desde que venha acompanhado de outra medida fundamental. O mais difícil é manter a disciplina e ir para a cama sempre no mesmo horário. Partindo do princípio que temos um horário fixo para acordarmos pelo menos durante a semana, é recomendável ter certo rigor sobre o momento de se deitar. 

Mantenha-se em movimento 

A nossa dica final é bastante ampla e impacta positivamente a saúde de diferentes maneiras. Adotar uma rotina de exercícios físicos é uma decisão inteligente do ponto de vista do sono de qualidade, pois ajuda a criar a sensação de cansaço quando nos deitamos. Isso é ainda mais relevante para pessoas com insônia ou outros distúrbios que prejudicam o repouso. 

Se manter em movimento não significa se tornar atleta do dia para a noite. Caminhadas de 20 a 30 minutos são um exemplo de atividade leve que contribui para a saúde do nosso organismo e para o sono.