Caixa libera saques de até R$ 6,2 mil do FGTS para 7ª cidade em SC; veja onde e como retirar
13/01/2025
Trabalhadores afetados pelas chuvas em Palma Sola, no Oeste, podem solicitar os valores. Jornal do almoço explica como funciona o Saque FGTS Calamidade
Trabalhadores de Palma Sola, no Oeste de Santa Catarina, estão autorizados pela Caixa Econômica Federal a realizarem o saque-calamidade de até R$ 6,2 mil do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O valor foi liberado em função de fortes chuvas que atingiram a cidade em dezembro de 2024, motivando a decretação de emergência no município, de 7 mil habitantes.
O estado de emergência foi reconhecido pelo Governo Federal na última sexta-feira (10), condição que permitiu a liberação dos valores, desde que o trabalhador tenha saldo em conta do FGTS (veja mais abaixo como consultar e sacar).
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Com Palma Sola, Santa Catarina chega atualmente a sete cidades onde trabalhadores podem realizar o saque-calamidade.
A retirada é autorizada em caso de desastre natural (alagamentos, deslizamentos de terra, fortes chuvas etc.) que tenha atingido a residência do beneficiário conforme definição feita por cada prefeitura.
Cidades de SC autorizadas ao saque-aniversário
Como sacar?
É necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00 por conta vinculada, limitado ao saldo disponível na conta.
A solicitação é realizada pelo Aplicativo FGTS, opção Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação, é possível indicar uma conta da Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.
Saque 100% digital
O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS.
Como solicitar o saque FGTS:
Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Solicitar seu saque 100% digital” ou ir no menu inferior “Saques” e selecionar “Solicitar saque”: Clicar em “Calamidade pública” — Informar o nome do município e selecionar na lista – Selecionar o tipo do comprovante de endereço e digitar o CEP e número da residência;
Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
Selecionar a opção para creditar o valor em conta Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;
Documentação:
Carteira de Identidade – também são aceitos carteira de habilitação e passaporte – sendo necessário o envio frente e verso do documento;
Selfie (foto de rosto) com o mesmo documento de identificação aparecendo na foto;
Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água, telefone, gás, fatura de internet e/ou TV, fatura de cartão de crédito, entre outros emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
Caso não tenha comprovante de residência, o cidadão deverá apresentar uma declaração do município atestando que o trabalhador é residente na área afetada;
O trabalhador que não possuir comprovante de residência também poderá apresentar declaração própria, contendo nome completo, CPF, data de nascimento, endereço residencial completo, incluindo CEP. Essas informações serão verificadas pela Caixa, nos cadastros oficiais do Governo Federal;
Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).
PIS/Pasep - Saques do abono salarial em agência da Caixa Econômica Federal
Tânia Rêgo/Agência Brasil
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